O coach começa por explicar o processo de coaching e o papel que terá neste contexto. Além disto identifica o código de ética ao qual está comprometido enquanto profissional ICF, mencionado, entre outras coisas, o sigilo a que é obrigado perante o seu cliente.
O coach apresenta as condições logísticas das sessões, quantas serão, por quanto tempo, onde e oferece um contrato de coaching ao coachee ou um conjunto de regras-base entre coach e coachee que irá orientar o plano a implementar.
São identificadas as expectativas do coachee e a partir daí são definidos pequenos objectivos a conseguir, isto para se planear e retirar o máximo partido de casa sessão.
Ao longo das sessões, através de histórias e insights, o coach vai criar os materiais de trabalho personalizados. O coach recorre a diversos instrumentos de comunicação para manter o foco do coachee no objectivo de completar a tarefa da sessão.
Cabe-lhe ouvir de forma activa, perguntar, fazer pontos de situação. Lançará questões simples, abertas, honestas e assertivas que serão empregues ao longo da sessão para momentos de reflexão e tomadas de consciência.
Os progressos alcançados no decorrer das sessões são evidenciados pelo coach, que sugere a sua celebração - um modo de marcar o avanço conseguido pelo coachee de forma positiva.