Mentoring
O que é Mentoring?
Mentoring é uma parceria entre duas pessoas (mentor e mentee), na qual se partilham conhecimentos, experiências e perspectivas pessoais, com o intuito de orientar, aconselhar e guiar.
Benefícios do Mentoring
• Contribui para a melhoria da performance profissional;
• Fomenta a identificação e alcance de metas e objectivos profissionais;
• Propicia o crescimento profissional nas suas múltiplas etapas de desenvolvimento;
• Facilita escolhas e definições no contexto de carreira;
• Favorece a integração dos indivíduos em culturas organizacionais exigentes e complexas;
• Estimula o alinhamento de objectivos individuais num contexto corporativo;
• Promove a melhoria das relações interpessoais em ambiente organizacional;
• Apoia e suporta processos de empreendedorismo;
• Desenvolve as capacidades de liderança;
• Melhora as capacidades de comunicação;
• Auxilia a gestão e o desenvolvimento de equipas.
Perguntas Frequentes
Pode-se definir o Mentoring (ou mentoria) como uma parceria entre duas pessoas (mentor e mentorado/mentee), na qual se partilham conhecimentos, experiências e perspectivas pessoais, com o intuito de orientar, aconselhar e guiar.
Um mentor é alguém que compartilha seus conhecimentos, competências, vocações e experiências, com o intuito de ajudar outros no seu processo de aprendizagem, desenvolvimento e crescimento.
Existem dois protagonistas: Mentor e Mentorado (ou mentee);
Mentor e Mentorado possuem níveis de conhecimento e experiência diferentes;
O Mentor partilha conhecimentos, experiências e perspectivas de cariz pessoal;
O Mentoring possui uma estrutura diferente do Coaching, mas também se guia por uma agenda organizada de temas, metas e objectivos, nos seus processos.
Após a intervenção inicial, pode fazer sentido um acompanhamento de médio/longo prazo (meses ou anos) num contexto de relações de aprendizagem e simbiose.
O Mentoring propicia tomadas de consciência, a resolução de problemas e o alcance de objectivos, através de um aconselhamento que se efectiva na partilha de conhecimentos, experiências e aprendizagens. Se o Coach utiliza as perguntas como principal ferramenta, o Mentor recorre aos diálogos, exemplos e sugestões para ensinar, orientar e aconselhar o Mentee. Assim, são inúmeras as dimensões de intervenção do Mentoring, desde a dimensão profissional ao desenvolvimento pessoal.
Um dos aspectos que distingue o mentoring do coaching é facto do primeiro ter um cariz mais directivo. O que significa isto? Bem, nas reuniões de mentoria, é provável que o mentor fale mais, expondo o seu conhecimento e experiência sobre as situações, sugerindo e aconselhando.
No coaching é o coachee que fala mais, o coach mantém-se neutro, não interfere, nem guia, mantém-se distante, sem influenciar nem sugerir. As suas ferramentais são as perguntas e o espaço que concede para a reflexão e as tomadas de consciência.
Em última análise, tanto o coaching quanto o mentoring visam ajudar as pessoas a chegarem onde desejam, mas para isso utilizam formas diferentes.
O Mentoring é um processo direccionado onde o Mentor usa o seu conhecimento e experiência para aconselhar, sugerir e guiar.
Assim, há um foco claro na transferência de conhecimento e expertise para o desenvolvimento de competências e a clarificação de visões do Mentorado.
Actualmente não são muitas as escolas que dispõem de formações especificas em Mentoring, no entanto, algumas formações em Coaching abordam as principais competências e boas práticas para processos de Mentoring.
Faz sentido associar-me a um mentor?
Sim, pode fazer muito sentido em algumas circunstâncias e momentos da vida pessoal e profissional contar com a ajuda de um mentor. Ele é alguém que partilha os seus conhecimentos, experiências e perspectivas, contribuindo para clarificar, orientar e aconselhar.
Vamos falar?
Lisboa, Portugal
912 651 395
joseneves@coachinglive.org
© Copyright 2023 - José Neves Coaching - Feito por 4Leads
menucross-circle