A práctica do coaching contribui para a realização de metas e objectivos através de uma parceria desafiadora e criativa. Adicionalmente possibilita também o aumento dos níveis de consciência e autoconhecimento, e desta forma, a identificação da matriz original de cada indivíduo.
Cada indivíduo carrega consigo ideias de si próprio criadas pelo universo que a rodeia (família, escola, cultura, sociedade, etc.), tendendo a aceitá-las como verdadeiras. De facto, a primeira imagem de nós próprios e do mundo é-nos entregue pelos outros, independentemente da sua veracidade ou justeza. O constructo social externo deposita em cada individuo conceitos, valores e regras que originam modelos mentais sobre o funcionamento do mundo - Algoritmo da Vida.
Este processo de aculturação quando definido de uma forma negativa, pode afastar os indivíduos da sua essência e assim, da manifestação do seu verdadeiro potencial. Com efeito, viver longe de si próprio é uma possibilidade real e até comum, podendo gerar crises de valores, baixa auto-estima, desalinhamento profissional, frustração, tristeza, etc.
A autenticidade propicia a identificação, expressão e vivência da verdade interna de cada indivíduo. A assumpção daquilo que se é, num contexto de paridade com os outros, propicia a realização completa do potencial de cada individuo.
A autenticidade resulta da identificação, aceitação e vivência daquilo que é natural em cada individuo.
A genuinidade está associada ao conhecimento da verdade interna e dos valores primordiais, ou seja, aquilo que é natural, singular e inegociável em nós.
Através do coaching o processo de redescoberta da matriz original pode ser leve e inspirador, restabelecendo de forma serena contacto com a matriz primordial de cada indivíduo.
Este processo comporta sempre uma oportunidade - usá-la de forma intencional como pilar basilar de projectos de vida mais autênticos e verdadeiros.
O Coaching como caminho partilhado onde se estimula a identificação, expressão e vivência da essência interior de cada pessoa, permite aceder a um nível de autenticidade consciente onde a verdade serve de guia fundamental para projectos de vida mais gratificantes, apaixonados e recompensadores.
“One of the greatest tragedies in life is to lose your own sense of self and accept the version of you that is expected by everyone else.”
K.L. Toth